Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Rua Major Sebastião Pires, 188, 2º Andar - Centro - Ouro Fino/MG - (35) 3441-2744 |
Associados Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ouro Fino
Confira todos os parceiros

História da ACIA Ouro Fino

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGRÍCOLA

DE OURO FINO

 

A Associação Comercial, Agrícola de Ouro Fino, foi fundada em 1935 com princípios básicos de uma união e defesa da classe empresarial, do desenvolvimento econômico do município e do bem-estar da comunidade.

Aos 80 anos de existência, a Associação procura estar sempre em dia com os avanços tecnológicos e a globalização para um atendimento eficaz a seus associados e a nossa comunidade.

Em 29 de Dezembro de 1934, um grupo de comerciantes locais reuniram-se na casa “DegliItaliani” atualmente loja Edmil, com o objetivo de assentar as bases e definir a futura Associação, ocasião em que foi composta uma comissão para elaboração dos estatutos.

Em 31 de março de 1935, em nova reunião o Estatuto foi apresentado e aprovado, posteriormente registrado em 07 de junho de 1935. Em seguida, com mandato de um ano tomou posse a primeira diretoria eleita, tendo como Presidente o farmacêutico Américo Rossi, permanecendo por três mandatos até 1938. Nessa fase, a Associação já funcionando em sua sede à Rua Senador Miranda Junior, contava com 107 associados, e suas atividades em beneficio da classe eram evidentes.

Em 13 de fevereiro de 1939, foi eleita a nova diretoria, tendo como Presidente o Sr. Ciro Carpintieri, e homenageado o Sr. Américo Rossi como presidente honorário.

Ciro Carpintieri, por motivos de saúde pediu demissão do cargo três meses depois da sua posse, assumindo interinamente o Sr. Américo Rossi que, fazendo realizar nova eleição, conduziu o Sr. Mariano de Azevedo como Presidente da nova diretoria, sendo reeleito em 12 de janeiro de 1941.

Nesta fase, a Associação Comercial de Ouro Fino, em memorável Assembléia Geral realizada no dia 08 de Julho de 1940, assistida por mais de 100, dos seus 130 associados faz “Aliança” com a classe dos agricultores e dos industriários, reformula seus estatutos, e a conceituada sociedade de classe passa a denominar-se Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ouro Fino, hoje ACIA - OURO FINO.

Em 31 de maio de 1942, já era Presidente da Associação Dr. Pompeu Rossi que reeleito permaneceu no cargo como presidente da diretoria até 1946.

Em 23 de maio de 1948, a Associação Comercial, formulou pedido junto a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para a emissão de selo comemorativo aos 200 anos da Paróquia, tendo como estampa a fachada da Igreja Matriz.

Em 1º de maio, toma posse a diretoria do biênio 1949-1950, sendo Presidente o Sr. AntonioBurza, que permaneceu no cargo até 1960.

No dia 16 de abril de 1960, foi eleito presidente da  diretoria o Sr. Ângelo Bertelli.

Em 1º de junho de 1976, um grupo de pessoas interessadas na reorganização da Associação, cujas atividades estavam paralisadas temporariamente, reuniram-se  no Éden Clube, para constituir uma nova diretoria e dar novos rumos a Entidade.

Em 3 de julho de 1976, toma posse o Sr.José Acácio do Amaral, como  presidente da diretoria, tendo sido reeleito em 10 de junho de 1978 para a diretoria, biênio 1978-1980.

No dia 19 de janeiro de 1983, foi eleito o Sr. CrisantoColdibelli Presidente da  diretoria, em 15 de junho de 1988, assume a Presidência o Sr. Walter Nogueira de Sá, época que foi elaborado novo estatuto dando mais agilidade a entidade.

Em 30 de agosto de 1990, foi eleito Presidente o Sr. Roberto Beghini, que dirigiu a associação por dois mandatos até 1994.

Em sua sede na Rua Floriano Peixoto, em 23 de julho de 1994, foi eleita e empossada a diretoria para o biênio 94/96, presidida pelo Sr. João Batista Baganha.

Em 12 de setembro de 1997, toma posse nova diretoria presidida pelo Sr. José Idemauro Goulart, que reeleito em 27 de Janeiro de 2000, dia 3 dezembro de 2001, em reunião com a diretoria o presidente comunica aos presentes aquisição através de edital público em 30 de novembro de 2001, da nova sede localizada a Rua Major Sebastião Pires, 188 1° andar, com um sinal de entrada e mais 120 parcelas nas condições normais de amortização, portanto dentro da capacidade desta entidade em honrar este compromisso, tornando realidade assim pleitos de outros presidentes que por aqui passaram deixando assim um legado significativo a ACIA- OURO FINO.

Na sua terceira passagem pela Presidência José Idemauro Goulart ficou marcada pela realização da Parada de Natal, evento que foi continuamente aprimorado pelas diretorias posteriores, sendo um marco significativo no calendário da região para a época.

Em 13 de outubro de 2011, na administração de Paulo Afonso Pereira foi concretizada a aquisição, após negociação feita com o Abrigo São Vicente de Paula, de um terreno para construção de um ideal em prol dos associados e desta sociedade, qualificação e aprimoramento da mão de obra, assim foi criadaa Universidade Corporativa, em construção, que disponibilizará salas amplas e demais estruturas na melhoria do desenvolvimento local e regional através de cursos práticos e teóricos. Na área cultural, por iniciativa do presidente apoiado pela diretoria, foram idealizadas a formações da Banda de Ouro Fino coordenada por Raul Barbosa e Coral Cantus Lux coordenado pela Maria Olinda Assis, atualmente reconhecidos como expoentes musicais de Ouro Fino e região.

Foi criado também o dia da Cidadania afim de contra por o momento em que se encontrava a administração municipal, revitalizando assim os interesses coletivos relativos aos deveres e direitos do cidadão.

No amadurecimento de seus 80 anos de trabalho e dedicação, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ouro Fino, através de seus diretores e funcionários tem se empenhado para oferecer a seus associados um leque cada vez mais diversificado de produtos, serviços, apoio na área cultural e qualificação da mão de obra da região.

E se orgulha de ter participado e participa ativamente do desenvolvimento econômico de nossa cidade, através de suporte técnico e administrativo das atividades comerciais, industriais e agrícolas.

A Associação nos dias atuais transcende de suas funções de apoio às atividades empresariais, para prestar serviços através de convênios com clinicas médicas de diversas especialidades, laboratórios, e análise clínica na cidade de Ouro Fino, Pouso Alegre, Borda da Mata e Jacutinga, Unimed, com diversos planos de saúde pessoal e familiar.

O principal objetivo da Associação é oferecer as empresas os mais variados serviços para o seu desenvolvimento começando pelas amplas e modernas instalações, localizadas no centro da cidade, com infra-estrutura adequada. Um corpo administrativo treinado para atendimento qualificado, serviços fax, correio eletrônico, serviços de cobrança com assistência jurídica, balcão de empregos, serviços de proteção ao crédito, SERASA, SCPC, medicina do trabalho.

Realiza periodicamente palestras, cursos pelo Sebrae de especialização e treinamento, além das tradicionais promoções em datas especiais como: dia da mães, dia dos namorados, dia dos pais e Natal, com premiações valiosas aos consumidores, incentivando o comércio local.

Mantemos convênio com diversas entidades, FEDERAMINAS, INDI, SENAC, SEBRAE, FIEMG, CIEMG, SESI, SENAI, SINDVALE.

 

ACIA OURO FINO

80 ANOS DE TRABALHO E REPRESENTAÇÃO DESTA SOCIEDADE.



<< Voltar

PUBLICIDADES

CURRÍCULO

CLIMA
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.

Logotipo rodapé Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ouro Fino

Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ouro Fino
Rua Major Sebastião Pires, 188, 2º Andar - Centro - Ouro Fino/MG
contato@aciaourofino.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA